REIKI – A CIÊNCIA DA ENERGIA (*)

“Eu sou o oceano infinito que se
Transforma em várias ondas. Eu sou eterno e imortal. Eu sou alma”
Yogananda

A ciência moderna, principalmente depois do surgimento da física quântica, tem demonstrado a existência do princípio da unidade e tem o considerado com base fundamental para os estudos sobre o ser humano. O homem é um todo. O seu centro é energia.

“REIKI é uma técnica para ativar a energia vital universal de uma ordem superior dentro de cada um de nós.”

A energia se manifesta em uma grande variedade de formas. Todo ser vivo, tem dentro dele certa qualidade e quantidade de Energia Vital, ou como é comumente chamada de Energia Vital Universal. Essa energia é única, inteira, não havendo dualidade.

Podemos dizer que o REIKI é a arte e a ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação natural da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo bem-estar. É efetivo para um relaxamento total e para o combate ao stress.

Etimologicamente REI significa Universal e se refere à parte espiritual, bem como a alma, KI significa Energia Vital que flui de todos os organismos vivos.

Todos nós temos a habilidade para captar essa energia universal. Estamos sempre em contato com ela através de nossa respiração. Muitas criaturas são capazes de mandar energia para outros de variadas formas: pelo toque, pelas palavras, pelo pensamento. A história está repleta de fatos que comprovam essa verdade. Porém, na vida moderna, quase sempre estamos distanciados da nossa essência e muitas vezes estamos como que amordaçados pelas energias negativas oriundas da própria fragmentação do ser (o contrário do princípio da unidade). Nossas mágoas, nossas culpas, nossos conflitos entre o ser e o ter – tão comum nas sociedades modernas – formam como que uma capa que prejudica essa interação do nosso ser como a fonte dessa energia vital universal.

Por isso, por essa vivência fragmentada que nos afasta da nossa essência divina, muitas pessoas não conseguem tirar o maior proveito da energia vital universal precisando inclusive ativar essa energia para superar traumas emocionais, conflitos psicológicos, disfunções energéticas e harmonizar seu sistema imunológico.

Dr. Mikao Usui redescobriu em antigos textos, as chaves que atuam como catalisador para soltar esta Energia Vital e organizou um método científico de aplicar ou direcionar essa energia. Denominou esse método de REIKI. A partir de então realizou, em todo mundo, a formação de pessoas preparadas pó ele ou pelos seus seguidores para a aplicação do REIKI. Essa formação acontece em Seminários e podem ser classificadas em três níveis distintos.

Com a prática do REIKI aumentamos a nossa sensibilidade, aceleramos as vibrações internas, temos acesso a dimensões mais elevadas, percebemos novas realidades e somos capazes de ativá-las espontaneamente.
Todos nós possuímos a essência divina em nós mesmos basta acessá-la para termos uma vida em harmonia.

(*) texto organizado a partir do material didático organizado por Claudete França para os seminários de formação em Campo Grande